No jejum, explico o que a Bíblia diz sobre o jejum, examinando exemplos de pessoas que jejuaram na Bíblia e os propósitos do jejum.
Consertando sua vida com Deus
Por David Cox
[CP07] v1 © 2008 www.folletosytratados.com
Esta brochura pode ser fotocopiada e impressa gratuitamente
Tiago 4: 8 Aproxime-se de Deus, e ele se aproximará de você. Pecadores, limpem suas mãos; e vocês de mente dobre, purifiquem seus corações.
O jejum tem significados diferentes para pessoas diferentes. A Bíblia apresenta o jejum como um exercício espiritual, bem como algo relacionado com não comer. Em Mateus 4: 2, vemos que Jesus jejuou 40 dias e 40 noites e “teve fome”.
O jejum é algo que não tem muitas instruções, mas parece que todos sabem o que é e muitos estavam praticando o jejum.A Bíblia relaciona os conceitos de espiritualidade e muitos jejuns. O cristão forte é alguém que jejua e ora muito.
“O jejum nos ajuda a expressar, aprofundar e confirmar a resolução de que estamos dispostos a sacrificar qualquer coisa, até mesmo a nos sacrificar, para obter o que buscamos de Deus.”
Andrew Murray
O que é o jejum?
Jejuar é não comer nada. Não se considera “quebrar o jejum” bebendo água, mas outras bebidas que contêm calorias quebram o jejum. Às vezes (Esdras 10: 6; Ester 4:16; Atos 9: 9) eles ainda não bebiam água também, embora o corpo humano não durasse muitos dias sem água. O propósito do jejum é espiritual, não é para perder peso. É uma luta espiritual pelo controle da carne da pessoa sobre toda a sua vida. Ao negar os desejos da carne, a pessoa ganha força espiritual para vencer a carne em outras áreas de sua vida.
O jejum era uma prática até mesmo entre pessoas de outras religiões para declarar a necessidade de cada um buscar seu deus em nível nacional.
Quanto tempo deve durar um jejum?
A Bíblia fala de jejuns de um dia a 40 dias. A palavra também significa não comer uma refeição, seja para uma única refeição ou para o dia Juízes 20,26; 1Sm 7: 6; 2Sam 1:12). Em Ester 4:16 foi por 3 dias. Em Mateus 15:32, Jesus não queria enviar seus seguidores para casa porque eles estavam com ele por 3 dias e não tinham comida. Em 1Sm 31:13 e 1Cr 10:12 era por 7 dias. Em um navio durante uma tempestade, eles jejuaram 14 dias (Atos 27:33). 21 dias em Dan 10: 3-13. 40 dias Ex 24:18; 34:28; Deu 9: 9, 18, 25-29; 10:10; 1Rs 19: 8; Mateus 4: 2.
O tempo em que uma pessoa jejua deve ser de sua vontade e não imposto por estranhos. O jejum é pessoal e individual.
Como é um rápido?
“O jejum nos lembra que somos sustentados por toda palavra que sai da boca de Deus (Mateus 4: 4). A comida não nos sustenta; mas Deus nos sustenta. ” – Richard Foster.
O jejum não tem valor espiritual algum (Joel 2: 12-13 “Rasguei os vossos corações, e não as vossas roupas, e voltei-vos para o Senhor vosso Deus”; Rm 14: 6,17), mas é acompanhado por uma atitude de coração sincero ao buscar a Deus, então Deus responde com bênçãos. O jejum é o momento em que a pessoa deixa de realizar suas atividades normais para passar mais tempo em oração, meditação e leitura da Bíblia. A base de um jejum é negar as coisas normais da vida. A ideia clara é que não se come durante o jejum, e igualmente nega o parceiro sexualmente (1 Co 7: 5).
Atos 10:30 Então Cornélio disse: há quatro dias eu estava jejuando; E na hora nona, enquanto eu estava orando em minha casa, eu vi que um homem em uma roupa brilhante estava diante de mim,
Aflige sua alma
Em Esdras 8: 21,23 (e Salmos 35:13; 69:10) a ideia de “nos afligir” está incluída. Essa palavra significa estar ocupado, humilhado, oprimido ou inclinar-se para a frente. Provavelmente, a melhor ideia é se curvar em humilhação diante de Deus. “Ele se abstém de tudo … Eu bato em meu corpo e o coloco em cativeiro” 1 Co 9: 25,27. Embora haja alguma vantagem em negar seu corpo para dominá-lo, também produz fraqueza, como no jejum do Senhor.
Devemos ser muito claros aqui que o jejum é uma época que exclui todos os tipos de entretenimento (Dn 6:18). Não há música, sem distrações, apenas um com Deus.
Devemos lembrar que a própria Bíblia nos ordena que cuidemos de nossos corpos (1 Co 6: 9,20).
Para se aproximar de Deus
O jejum é para orar e separar-se da vida cotidiana. Jeremias 29:13 e você me buscará e me encontrará, porque você me buscará de todo o seu coração. Joel 2:12
Atos 13: 2-3 Enquanto estes ministravam ao Senhor, e em jejum, o Espírito Santo disse: Separa Barnabé e Saulo para mim para a obra para a qual os chamei. 3 Então, jejuando e orando, impuseram as mãos sobre eles e os despediram. Aqui também devemos riscar não comer porque alguém está de mau humor contra Deus (1 Reis 21: 4).
Jejuar é algo que um cristão faz quando precisa tomar uma decisão muito importante em sua vida. Os ministros de Deus devem jejuar regularmente por questões do ministério.
O jejum e a oração estão associados ao avivamento do povo de Deus, ou seja, que o povo se aproxime de Deus em santidade, e Deus mande bênção após bênção. No jejum nacional em Ne 9: 1-3, a nação jejuou e confessou seus pecados diante de Deus. Veja também Dan 9: 3,20. Em Jonas 3: 8 e em todo o livro de Jonas, a ideia de jejum e arrependimento é muito forte.
2 Samuel 12: 21-23 E os seus servos lhe perguntaram: Que é isto que fizeste? Pela criança, ainda viva, você jejuou e chorou; e quando ele morreu, você se levantou e comeu pão. 22 E ele respondeu: Enquanto a criança ainda estava viva, eu jejuei e chorei, dizendo: Quem sabe se Deus terá misericórdia de mim, e a criança viverá? 23 Mas agora que ele está morto, por que devo jejuar? Posso trazê-lo de volta? Eu vou para ele, mas ele não vai voltar para mim.
Para enfrentar problemas pessoais
Davi estava em um conflito ou pressão onde Deus o punia, ele se dedicou a orar e jejuar. Observamos que Davi não cumpriu seus deveres normais, mas todo o tempo e energia foram dedicados ao assunto em questão, para interceder pela vida do filho.
Em Ester 4: 3 foi declarado um jejum nacional, e vemos a ideia de choro e lamentação. Em outras palavras, a ideia é que algo errado estava eminente e todos começaram a orar e jejuar com choro e lamentações para evitar isso por meio de súplicas a Deus.
O conceito de jejum é sinônimo da ideia de se humilhar (Salmo 35:13; 1Rs 21:29; Esdras 8:21).
Isaías 58: 3-6 Por que, dizem, jejuamos, e vocês não ouviram; nós humilhamos nossas almas, e você não entendeu? Eis que, no dia do jejum, você busca o seu próprio gosto e oprime todos os seus obreiros. 4 Eis que para contenda e debate você rápido e para atacar perversamente com o punho; não jejue como hoje, para que sua voz seja ouvida no alto. 5 O jejum que eu escolhi é tal que o homem aflige a sua alma de dia, inclinando a cabeça como a cana e fazendo uma cama de saco e de cinza? Você vai chamar isso de jejum e um dia que agrada a Jeová? 6 Não é antes o jejum que eu escolhi, afrouxando os laços da impiedade, afrouxando os fardos da opressão e deixando os quebrados irem livres, e que você quebra todo jugo?
Deus repreendeu Israel nesta passagem porque eles jejuaram para propósitos malignos. O tempo de oração, meditação na vontade de Deus e jejum é para corrigir a vida, e eles usaram o jejum para “fazer o mal”. A ideia é que é hora de examinar sua vida e livrar sua alma da impiedade. Em 1Sm 1: 6-8,17-18, vemos Ana que não comeu porque estava orando por um filho.
Para fortalecer espiritualmente
Um cristão recebe força espiritual pelo jejum (Mt 17:21). Em Jr 36: 6 vemos que a leitura das Escrituras é algo muito central para o jejum nacional. Ne 9: 1-3.
Quais são os objetivos do jejum?
Vamos primeiro dizer que o jejum não é como uma indulgência, onde jejuamos e depois cometemos pecados com devassidão. O propósito do jejum é remover o pecado, não desculpá-lo.
“O jejum não é um fim em si mesmo, mas um meio pelo qual podemos adorar ao Senhor e nos submeter a Ele com humildade. Não forçamos Deus a nos amar mais do que já nos ama se jejuarmos ou jejuarmos por mais tempo. O jejum convida Deus para nossos problemas. Portanto, com a força de Deus, a vitória é possível. ” – Elmer Towns.
Existem vários propósitos no jejum. Às vezes, o jejum é uma resposta ao luto, por causa da tristeza que alguém não come. Às vezes, o jejum é para orientação e resposta em uma questão de oração. Outro propósito pode ser fortalecer sua vida espiritual.
Mateus 9: 14-15 Então os discípulos de João aproximaram-se dele, dizendo: “Por que é que nós e os fariseus jejuamos muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam?” 15 Jesus disse-lhes: “Pode a festa de casamento chorar enquanto o noivo está com eles?” Mas chegarão os dias em que o noivo será tirado deles, e então eles jejuarão. Parece que o jejum é uma resposta da alma à triste natureza da vida. Notamos aqui que jejuar ou não jejuar é pessoal. Não devemos nos comparar com outros que jejuam ou nunca jejuam, jejuam muito ou pouco. Tudo isso deve ser em segredo, entre um e Deus.
Instruções para o jejum
Mateus 6: 16-18 Quando você jejuar, não seja austero como os hipócritas; porque mudam de rosto para mostrar aos homens que jejuam; Juro que já receberam sua recompensa. 17 Mas tu, quando jejuais, unge a cabeça e lava o rosto, 18 para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará em público.
Devemos entender a partir desta passagem que o jejum não é algo para se gabar na frente dos outros. Ninguém deve saber se está jejuando. Jejuamos não para impressionar os outros (Lucas 18: 9-14), mas pelo que nos torna espirituais. Não é bíblico forçar outros a jejuar, embora exortá-los a jejuar e orar POR UM PROBLEMA ESPECÍFICO seja bíblico. Em outras palavras, é errado simplesmente exortar ou forçar os outros a “jejuar”. Deve ser por algo importante, não apenas pela experiência.
Instruções para o jejum
Mateus 6: 16-18 Quando você jejuar, não seja austero como os hipócritas; porque mudam de rosto para mostrar aos homens que jejuam; Juro que já receberam sua recompensa. 17 Mas tu, quando jejuais, unge a cabeça e lava o rosto, 18 para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará em público.
Devemos entender com essa passagem que o jejum não é algo para se gabar na frente dos outros. Ninguém deve saber se está jejuando. Jejuamos não para impressionar os outros (Lucas 18: 9-14), mas pelo que nos torna espirituais. Não é bíblico forçar outros a jejuar, embora exortá-los a jejuar e orar POR UM PROBLEMA ESPECÍFICO seja bíblico. Em outras palavras, é errado simplesmente exortar ou forçar os outros a “jejuar”. Deve ser por algo importante, não apenas pela experiência.
Devemos jejuar?
Embora tenhamos que repetir que o jejum é uma decisão pessoal, é algo que deve fazer parte da vida do cristão. Em Mateus 6:16, Jesus falou sobre o jejum, mas não disse “se você jejuar”, mas “quando você jejuar”.